Experiência missionária: Alto Xingu - Pará

Dia 02 de fevereiro embarquei, junto com o pe. Blásio Henz, para o território da Prelazia (quase Diocese) do Alto Xingu – Tucumã, interior do estado do Pará. Tucumã, sede da Prelazia, fica distante 1.000 km da capital, Belém, e 400 km de Marabá. Esta região é Igreja-Irmã da nossa Diocese de Montenegro. Por isso, enviamos o pe. Blásio para ajudar nos trabalhos pastorais aqui.

Estivemos uma semana em Tucumã, para o retiro com os padres e irmãs que cuidam das paróquias aqui. Em território, a Diocese de Montenegro é 30 vezes menor que esta Prelazia. Aqui atuam 9 padres e 8 irmãs. O bispo é de nacionalidade espanhola. Vários padres são italianos, missionários xaverianos (inspirados em São Francisco Xavier, Jesuíta missionário do século XVI). Há muitos gaúchos entre o povo, e aqui paranaenses e catarinenses também são chamados de gaúchos.

Há grandes fazendas de criação de gado, no sistema de pecuária extensiva: nada de confinamento como nós conhecemos. A produção de cacau está crescendo por aqui. A mineração também é forte. Algumas multinacionais têm licença para a mineração, e o povo daqui se vira para sobreviver trabalhando na mineração clandestina, o que gera alguns conflitos.

As distâncias são grandes e as estradas são ruins. Na verdade, eu achei ruim... O povo diz: “Padre, as estradas estão ótimas!!!” Para chegar no interior, onde pe. Blásio atua, foram 200 km de estrada de chão batido, onde a maior tensão são as pontes, além dos possíveis atoleiros. O clima é quente o ano todo. Agora é inverno, porque é época de chuvas. Ainda assim, temperaturas durante o dia sempre ficam dos 30 graus para cima. As pessoas são acolhedoras. O povo é simples. O estilo das ruas e das casas é muito diferente do que estamos acostumados a ver. A maioria do povo se desloca de motocicleta e, 90%, sem usar capacete. Mesmo nas rodovias é comum ver 3 ou 4 pessoas na moto.

É interessante vir tão longe e, por compartilhar a mesma fé, sentir-se entre irmãos e irmãs. Vocês que estão aí, na região de Bom Princípio e dos municípios que formam a Diocese de Montenegro, lembrem que temos uma Igreja-Irmã: a Prelazia do Alto Xingú – Tucumã. Mais de 230.000 pessoas que aqui vivem a sua fé contam com a nossa oração e nosso apoio. E é importante saber que este povo também tem o que nos ensinar. A partilha de realidades diferentes, se feita com respeito e acolhida, enriquece a todos. Semana que vem darei notícias de Sudoeste, uma região missionária onde pe. Blásio mora e vive seu ministério. Até!

Pe. Eduardo Haas